DEUS É FIEL

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Entre Pela Porta Certa

Entre Pela Porta Certa
Mateus. 7.13,14
Quebre o Gelo: pergunte pra alguém ou pra se mesmo : Quem nunca entrou por uma porta achando ser a certa, e acabou se decepcionando porque não era o que esperava?
Neste texto Jesus fala sobre aqueles que andam pelos caminhos que favorecem a si mesmos, o caminho da comodidade e os poucos que aceitam a verdade em busca de segurança eterna, sem se importar com o preço. Não há três caminhos, ou três tipos de pessoas, a Bíblia só reconhece dois caminhos e dois tipos de pessoas, o céu e o inferno, pessoas com Deus e pessoas sem Deus.
1º Duas portas:
A porta Larga: Nos mostra o modo de viver descuidado e pecaminoso do ímpio, é mais fácil ser vingativo e avarento, aproveitando-se dos outros para benefícios próprios, do que andar pela Regra do Ouro ( Mateus 7.12), este é o caminho que conduz a perdição. O nome da Porta é Egoísmo.
A porta Estreita: Com espaço suficiente para passar um de cada vez, mostra a dificuldade do primeiro passo correto para Deus, a pessoa tem que vencer todas as inclinações naturais para o pecado, o nome da porta é Jesus. A porta estreita exige obediência rigorosa a Regra de Ouro.
2º Dois Caminhos
Os caminhos são a sequência das portas e entrar pelas portas é uma questão de consciência,liberdade e escolha. A vida passa a ser moldada pelas escolhas, não é o destino que determina o nosso futuro e sim nossas escolhas.
Caminho largo – porta larga: comodidade e o conforto do mundo onde há bastante espaço para o pecador e seus pecados, tem a aparência florida mas seus final e amargo e doloroso.( provérbios 14.12 )
Caminho estreito- porta estreita: não oferece espaço suficiente pra passarmos com todo nosso volume de imoralidades. Ele é estreito, mas à medida que começamos a trilhar este caminho, ele se alarga e adquiri paisagens e glória – Jesus Cristo é o Caminho (João 14.6)
3º Dois Tipos de Companhia
Muitos viajantes na estrada larga e poucos peregrinos no caminho estreito, ambos com valores muito diferentes, aqueles que caminham pelo caminho estreito absorveram o arrependimento, a fé, santidade, valores sagrados. Mas aqueles que escolheram a caminho largo levam as marcas do egoísmo, da destruição a das perdas.
4º Dois Destinos
O caminho espaçoso leva a destruição, desperdício, perda de tudo que é valioso e especial para nossa existência (família, saúde, amigos…), destruição nos fala de limitações, confinamento, uma prisão fria e solitária.
O caminho estreito apesar de sacrifícios nos leva a desfrutar das mais ricas bênçãos, e o melhor de tudo… a presença e o cuidado do Senhor em todos os momentos
O Senhor nunca irá interferir em meu livre arbítrio, isso é uma lei espiritual e não pode ser violada, sempre me deixará com escolhas e nos aconselha, a escolher sempre o caminho da vida, ( ver Apocalipse 3.20) Eis que estou à porta e bato se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa em com ele cearei, e ele Comigo, espero que com esse texto você possa ver por que porta você esta entrando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário