DEUS É FIEL

terça-feira, 30 de julho de 2013

As pedras do último inverno



E em Jerusalém, havia a festa da Dedicação do templo, e era inverno. João 10:22

Era inverno e Jesus caminhou alguns minutos em direção ao templo de Jerusalém para participar da Festa da Dedicação. Aquele era um dia especial para a nação que por oito dias seguidos celebraria a dedicação de um importante templo. As paredes, externas, internas, toda a estrutura havia sido restaurada no período de Zorobabel. A festa  era tradição desde 163 a.C. Um rei pagão sírio, chamado Antíoco Epífanes, havia profanado o lugar, causando grande revolta e tristeza aos judeus. E naquele inverno, havia júbilo no ambiente e na nação que solidária, se unia celebrando a restauração não apenas de um lugar, mas de uma cultura e de um povo. Jesus estava lá, passeando nos cômodos, observando os detalhes e as pessoas. Era seu último inverno, depois viria a Páscoa e primavera e sua crucificação. E tal qual a restauração do templo, Jesus também não ficaria na sepultura, mas reviveria. Sua ressurreição, era o inicio de um Templo Vivo, mais espetacular do que aquele festejado no dia de inverno.

"Jesus passeava no templo, no pórtico de Salomão João 10:23

E quando perceberam a presença de Jesus, se aproximaram dele de uma forma hostil, interrogando-o sobre Sua identidade como não crendo que Ele era de fato o Messias. Meditei sobre essa passagem e relacionei-a ao comportamento de muitos homens, não descartando a possibilidade de me incluir no exemplo. Jesus era maior que aquele templo de pedras, tão festejado. Contudo, os presentes  O ignoravam e menosprezavam. Viravam as costas para Jesus e voltavam o olhar e a atenção para o monumento. Isso parece tão vazio e sem sentido, quanto invernos sem chuvas ou ventos. Tão terrível, quanto frio sem cobertor e sem teto. Jesus caminhou no inverno, para aquecer os corações gélidos e cansados, mas esses corações não o quiseram, preferiram o acolhimento das pedras que ora despedaçam e são tão incertas quanto o estado do céu na variação das estações. 

Será que não estamos fazendo das pedras deuses e desprezando o Deus que carrega nossas pedras? Estamos confiando que a cada inverno Jesus virá em nosso socorro porque Ele mesmo disse que em todo e qualquer dia, quer seja de sol, chuva, tempestade ou brisa Ele não nos abandonaria? "De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te desampararei.” Hebreus 13:5. Confiar ou murmurar. Os fariseus que interrogavam Jesus, só murmuravam. Não souberam aproveitar o valor do momento.  Há uma palavra grega, que traduz muito bem e confortadamente o significado de confiar: “Confia ao Senhor as tuas obras e teus pensamentos serão estabelecidos” Pv 16:3. Confiar aqui é o mesmo que “galal” (Strong 01556) com o sentido de rolar, entregar, afastar, remover. A imagem é a de um camelo sobrecarregado.  Quando a carga está para ser removida, o camelo ajoelha-se, inclina-se para o lado e a carga desliza. Maravilhoso e não o seria se não fosse o dom amoroso de Jesus.

Podemos nos ajoelhar em oração e fazer a carga deslizar em direção a Ele. Essa ação estabelecerá nossos pensamentos, modificará as ações, nos fará desviar o olhar das muitas pedras: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei". Mateus 11:28. Tantas vezes, amontoamos pedras (problemas) e construímos templos e depois os tratamos como deuses. Olhamos para as pedras e esquecemos que Deus é muito maior que elas. Perguntamos os porquês e ignoramos Jesus que está tão perto, tão receptivo a nossa fé. Mas a fé morre, sufocada pelas pedras que não produzem frutos, tal qual a parábola do semeador: " A semente caiu no pedregal e veio o sol e a secou, porque não tinha raiz" Mt 13:6. Semente profunda é aquela que confiamos a Deus, depois de o haver confiado as pedras. E o solo se torna tão bom e fértil que a cada inverno poderemos nos aproximar de Jesus e adorá-lo com intensidade, tão apenas pela fé.

Que assim seja conosco.

Paz para você, em Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário