DEUS É FIEL

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Amor ou Paixão?

Amor ou Paixão?
Ocorre que “paixão” vem do Latim PASSIO, “sofrimento, ato de suportar”, de PATI, “sofrer, aguentar”, do Grego PATHE, “sentir (originalmente, tanto coisas boas como ruins)”.
Assim, a vida desta palavra em Latim se resumia a designar um conjunto de sensações negativas.
Não na paixão da concupiscência, como os gentios, que não conhecem a Deus. 1 Tessalonicenses 4:5
Foge também das paixões da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor. 2 Timóteo 2:22

Se procurarmos a palavra paixão na Bíblia os únicos textos que fazem referências a ela são os textos acima e isso numa Bíblia revisada e atualizada. E não falam coisas boas dessa palavra. Eu, particularmente, não gosto nem quando se referem ao sofrimento de Jesus como a “Paixão de Cristo”. Pois, paixão é um sentimento vinculado a algo doentio, individualista, imaturo, avassalador, egoísta e muitas vezes destruidor. Difere-se muito do sentimento de amar, principalmente quando se trata de amor de Deus por nós.

A paixão, até pode ser o começo de uma relação, nunca seu meio. E pode, até, gerar o fim de um relacionamento, por se tratar de um sentimento doentio, às vezes. Bem diferente do sentimento de amar, pois quem ama, na verdade, se doa à pessoa amada, se entrega por ela e é passível até de morrer para lhe dar a vida. Bem diferente de paixão, o amor tudo sofre, tudo espera, tudo suporta, não busca seus próprios interesses, não se ufana e nem se ensoberbece, não arde em ciúmes. No amor, se envolve, respeitando a individualidade da pessoa amada. Quem ama ou já amou alguém, mesmo separados, deseja o melhor à pessoa, nunca seu mal. Se alguém, que hoje te odeia, disser que um dia te amou, não acredite, amor é algo bem maior. Quantos crimes passionais (da paixão) são cometidos por pessoas que se dizem “amar” alguém e por isso matam a pessoa amada. Precisam, urgentemente, entender o verdadeiro sentido da palavra amor.

E, para se ter amor, é preciso buscar na fonte: Jesus. Ele é a expressão fiel, verdadeira, gratuita do amor de Deus. Com Ele o namorado aprende a amar sua namorada, respeitando-a com sua fidelidade e compreensão e total entrega a ela. A mãe ama seu filho, incondicionalmente. Da mesma forma o pai busca o melhor por sua esposa e seus filhos. No amor o pai é capaz de dar a sua vida pelos seus e não vê a hora de estar perto deles, pois se agrada em protegê-los. Sente prazer em servi-los, dedicando sua vida a cuidar deles. Abrindo mão, até, dos seus próprios prazeres ele o faz por amor.
Apaixona-se por algum objeto, por um time, um carro ou pelas coxas da amada, por seus seios, pelo bumbum. Ama-se pela pessoa, pelo seu valor de mulher, mãe, amiga, compreensiva, por sua lealdade, fidelidade, dedicação, seu zelo e amizade. Paixão, nasce do coração do homem.

Amor vem do coração de Deus para o coração do homem. Paixão é algo passageiro, enquanto que o amor é eterno, pois nunca acaba. Tudo na vida se resume no amor. Por amor Deus se esvaziou de Sua majestade e gloria e se fez homem, sofrendo por nós. No amor cobrem-se multidões de pecados. Tudo: a Bíblia inteira com suas leis e profetas, seus ensinamentos e mandamentos, tudo se resumem em duas coisas: amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos. Então, porque não abrir mão de seus desejos doentios das paixões e se entregar aos desejos do amor, principalmente ao amor a Deus que o conduzirá ao amor ao próximo, a namorada, a esposa, aos filhos, aos pais, aos amigos, de forma verdadeira e fiel?

Nenhum comentário:

Postar um comentário