DEUS É FIEL

quarta-feira, 17 de julho de 2013

A Herança Dos Justos

A Herança Dos Justos
“O Senhor conhece os dias dos retos, e a sua herança permanecerá para sempre.”(Salmos 37 : 18)
Creio que um dos principais requisitos para uma pessoa receber a herança do Senhor é ter um outro espírito : Ter outro espírito significa ter uma visão espiritualdiferenciada dos demais como foi com Calebe, pois assim diz as Escrituras:
Porém o meu servo Calebe, porquanto nele houve outro espírito, e perseverou em seguir-me, eu o levarei à terra em que entrou, e a sua descendência a possuirá em herança. (Nm 14:24).
Além de ter outros espírito, ou seja ,outra visão sobre aquilo que o Senhor nos dá, é necessário que saibamos que precisamos ser testados até receber a herdade. Calebe passou por muitas provas até receber a sua herança.
Diz as Escrituras:
Quarenta anos tinha eu, quando Moisés, servo do Senhor, me enviou de Cades-Barnéia a espiar a terra; e eu lhe trouxe resposta, como sentia no meu coração. (Js 14:7)
Muitos não entendem é que apesar de tantas promessas e a garantia de herdade por parte do Senhor precisa passar pelo teste Ponte.
Muitos me perguntariam: O que seriam esse teste Ponte ?
Ponte na verdade são as iniciais de 5 atributos essenciais para um verdadeiro crente que são: Perseverança , Obediência ,Não murmurar , Temperança e Esperança.
E Calebe soube ter os atributos em sua jornada a até receber a sua herança.
Abaixo iremos listaremos cada um desses atributos:
1) Perseverança:
2) Obediência:
3) Não murmuração
4) Temperança
5) Esperança
1) Perseverança: Além de ter outro espírito , uma visão de fé, Calebe possuía um requisito importantíssimo para quem vive pela fé que é a perseverança.
Perseverança é a qualidade de quem persevera, de quem persiste e insiste até alcançar. Significa também obstinação, tenacidade e firmeza de propósito. Calebe tinha essas características de ser uma pessoa perseverante, por isso recebeu o que era seu por herança. Diz a palavra de Deus que pela sua perseverança, ou seja, pela sua insistência de alcançar a terra pela qual o Senhor havia prometido a seu povo é que Josué foi galardoado.
Assim diz as Sagradas Escrituras:
Mas meus irmãos, que subiram comigo, fizeram derreter o coração do povo; eu porém perseverei em seguir ao Senhor meu Deus.
Então Moisés naquele dia jurou, dizendo: Certamente a terra que pisou o teu pé será tua, e de teus filhos, em herança perpetuamente; pois perseveraste em seguir ao SENHOR meu Deus. (Josué 14:8-9).
O crente precisa aprender a ser perseverante em tudo até ver a promessa concretizada. Perseverança é a virtude daqueles que possuem uma visão e um chamado diferenciado. E as Escrituras nos ensinam a perseverar no propósito, nas orações e na doutrina de Cristo.
2) Obediência – A obediência (do latim obedire = obedecer) É a ação ou efeito de obedecer, ceder, cumprir e seguir. Submeter-se à vontade de alguém. Cumprir uma ordem. Aceitar uma determinação. Respeitar uma lei ou mandato. Respeitar um superior. Obedecer implica, em diverso grau, a subordinação da vontade a uma autoridade. A Bíblia no diz que é melhor obedecer a Deus do que a homens (At 5:29). Deus não se agrada de sacrifícios humanos, mas que venhamos a obedecer de todo nosso coração, pois obedecer é melhor sacrificar (1 Sm 15:22). Diz as Escrituras que enquanto Josué preparava o povo para passar o Jordão, muitos foram os que se comprometeram a obedecer em tudo (Js 1:16-17). Também diz essa mesma passagem que todo homem que fosse rebelde a essas ordens e não ouvisse a palavra em tudo quanto lhe fora ordenado este morreria (Js 1:18). E foi o que aconteceu com muitos insubordinados israelitas que pereceram no deserto por causa da desobediência e não chegaram a terra prometida.
“Porque quarenta anos andaram os filhos de Israel pelo deserto, até se acabar toda a nação, os homens de guerra, que saíram do Egito, e não obedeceram à voz do SENHOR; aos quais o SENHOR tinha jurado que lhes não havia de deixar ver a terra que o SENHOR jurara a seus pais dar-nos; terra que mana leite e mel.”(Josué 5 : 6).
3) Não murmuração – Um outro atributo essencial para o cristão receber a sua herança é a não murmuração. Calebe soube receber a promessa de Deus porque não murmurou (Nm 14:30). Diz a palavra de Deus que muitos dos filhos de Israel não entraram na terra da herança pela sua murmuração (Nm 14:2;11;26-29). Diz as Escrituras que a língua é também um fogo, como mundo de iniquidade, que contamina todo corpo, inflamada pelo inferno, um mal cheio de peçonha mortal que não se pode refrear (Tg 3:6-8).
A murmuração não somente provoca a ira de Deus, mas testifica a falta de confiança Nele. (Nm 14:11).
Muitas pessoas esquecem daquilo que Deus já fez por elas e acabam murmurando não conseguindo assim a concretização da promessa de Deus em suas vidas. Hoje muitas pessoas querem alcançar as promessas de Deus, mas esquecem que Deus não se agrada da murmuração.
4) Temperança significa ter equilíbrio, moderação e sobriedade . É colocar limites. É virtude de quem não toma atitudes apenas pelas suas vontades. Segundo as Escrituras a temperança é um dos frutos do Espírito relatado em Gl 5.22. Também diz a palavra de Deus que se queremos conhecer a Deus devemos ter entre outras virtudes essa qualidade, a da perseverança. Devemos acrescentar a nossa fé, a virtude da perseverança. Diz as Escrituras que se essa qualidade existir e estiver crescendo em nossa vida não seremos em nada infrutíferos.(2 Pe 1:6). A palavra grega para perseverança é enkrateia que significa também autocontrole e domínio próprio. Paulo cita a perseverança como a qualidade de um atleta em treinamento que busca receber uma recompensa(1 Cor 9:25). temperança é a qualidade abster-se de um impulso carnal para buscar algo mais precioso. O próprio Paulo mostrou essa virtude quando ele falou com o governador Félix (At:24.25). No caso de Calebe ele soube ter esse domínio próprio quando resolveu não se precipitar em reivindicar a herança no momento errado. Muitas pessoas não conseguem ter esse domínio próprio e acabam não tendo limites e se precipitando para alcançar as promessas feitas por Deus. Calebe teve a temperança em sua vida, pois soube esperar o tempo oportuno de Deus para alcançar a sua herança.
5) Esperança: Muitas vezes queremos receber logo aquilo que Deus tem nos prometido, mas esquecemos que existe um tempo para cada promessa. Calebe soube esperar o tempo oportuno de Deus. Diz as Escrituras que Calebe esperou um tempo de 40 anos até receber a sua promessa. Diz as Escrituras:
E agora eis que o Senhor me conservou em vida, como disse; quarenta e cinco anos são passados, desde que o Senhor falou esta palavra a Moisés, andando Israel ainda no deserto; e agora eis que hoje tenho já oitenta e cinco anos (Josué 14:10).
Vivemos hoje num tempo onde muitas pessoas não conseguem “esperar” em Deus. Mas Calebe mesmo já velho soube esperar em Deus até ver a sua herança cumprida em sua vida. Não é fácil esperar 40 anos até receber a promessa de Deus. É certo que muitas pessoas não aguentariam e desistiriam logo da promessa de Deus ao ver que ela nunca chegasse.Mas Calebe soube ter esperança que alho aconteceria de bom em sua vida. Esperança significa ter expectativa de algo que se quer , sentimento que vê possível a realização daquilo que se deseja. Calebe soube esperar ou seja confiar no Senhor e na Sua promessa.. Muitas pessoas tem medo que o tempo venha a lhes tire a força necessária para viver. Mas Calebe mostou que mesmo após tanto tempo de espera ele ainda tinha a mesma vitalidade de quando era mais novo. Diz as Escrituras:
E ainda hoje estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou; qual era a minha força então, tal é agora a minha força, tanto para a guerra como para sair e entrar (Js 14:11)
Calebe nos dá uma lição que mesmo diante do tempo, das adversidades e da espera podemos ainda ter sonhos e manter a mesma vitalidade. Calebe soube passar pelo processo Ponte e obter vitória na sua vida.
Soube entender que aquele que confia no Senhor não se abala, mas permanece para sempre(Sl 125:1). Aquele que espera em Deus viverá uma vida justa diante Dele, crescerá Nele e ainda na velhice dará seus frutos.(Sl 92:14)
A receita de Calebe serve para nós também hoje. Basta que confiemos no Senhor e naquilo que Ele promete. Pois assim diz o Senhor:
“ Mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam.” (Isaías 40.31)
E Calebe soube esperar até receber a herança reservado aos justos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário