DEUS É FIEL

sexta-feira, 12 de julho de 2013

SER SERVO

"Eis o meu servo, a quem sustento, o meu escolhido, em quem tenho prazer. Porei nele o meu Espírito, e ele trará justiça às nações. Não gritará nem clamará, nem erguerá a voz nas ruas. Não quebrará o caniço rachado, e não apagará o pavio fumegante. Com fidelidade fará justiça; não mostrará fraqueza nem se deixará ferir, até que estabeleça a justiça na terra" (Isaías 42:1-4).



Aplicação para nós
A suprema meta cristã é imitar Jesus. 

Múltiplos trechos ensinam que nós devemos seguir Jesus prosseguindo a mesma justiça (1 João 2:29), pureza (1 João 3:3), amor (Efésios 5:2), paciência (1 Pedro 2:18-23), humildade (João 13:1-20), etc. 

Um trecho paralelo (Isaías 49:6) que trata de Jesus como o servo de Deus é citado em Atos 13:47 e aplicado aos cristãos em geral. Então à medida que lemos nestes trechos qualidades de Jesus, nós devemos tentar imitá-las à risca.

Mateus 23:9,12 “Não chameis a ninguém na terra de pai, pois um só é vosso Pai aquele que estas nos céus. Não deixeis que vos chamem de "guia¨, pois um só é vosso Guia o Cristo. Pelo contrário o maior dentre vós deve ser aquele que vos serve. Quem se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado.”

Mateus 20:26,28 “Entre vós não deverás ser assim. Quem quiser ser o maior entre vós seje aquele que vos serve, e quem quiser ser o primeiro entre vós, seja vosso escravo. Pois o Filho deo homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida em resgate por muitos.”

Como Servo

-

Servo é aquele que está disposto a servir;



- É a posição mais difícil na vida do cristão. Muitos só querem mandar, ser senhores;


- "Eu, um servo?" (Um livro recomendado);


- Jesus, Senhor e Mestre, deu-nos o exemplo (Mt 20.25-28; Jo 13.4-8; 12-15).


- É necessário tomar a posicão de servo.

Ser servo do Senhor – As características de um verdadeiro servo é:

(1) Obediência (1 Pe 1.14);
(2) Fidelidade. O cristão se torna cristão por livre e espontânea vontade. Assim, tem por obrigação ser fiel aos compromissos assumidos;
(3) Prudência. Seu falar, seu agir e seu trabalho na obra devem ser revestidos de prudência e zelo (Mt 10.16; 24.45-46);
(4) Ser produtivo: “Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei” (Mt 25.23);
(5) Trabalhar de boa vontade: “Servindo de boa vontade como ao Senhor e não como aos homens” (Ef 6.7).

Nenhum comentário:

Postar um comentário