DEUS É FIEL

sexta-feira, 12 de julho de 2013

OS GIGANTES TAMBÉM CAEM

I Samuel – 17: 04 a 10

Muitos de nós sobrevivemos a tantas catástrofes, intempéries, superamos vendavais e todo o tipo de problemas, mas muitas vezes perdemos porque descuramos as pequenas coisas.
São os pequenos detalhes que nos deixam deitados no chão.
São os pequenos detalhes que causam os maiores estragos na vida de um homem.


        Os gigantes caem porque esquecem-se das pequenas coisas, das pequenas contrariedades, dos pequenos obstáculos. Ninguém tropeça em grandes pedras, mas sim nas pequenas.

A Bíblia adverte que são as PEQUENAS RAPOZINHAS que estragam a vinha.

Ø  AS AFRONTAS DE GOLIAS – v8-10

Ø  QUEM ERA O GIGANTE GOLIAS

Golias era um gigante:
        Golias cujo nome significa “passagem; mudança, transmigração”, era um campeão filiesteu, ou seja, um profissional de guerra.
Altura: 2,90 m.
Couraça de bronze: 57 Kg
Ponta da Lança: 6 Kg
...

Ø  GIGANTES DA TERRA
Nós somos os GIGANTES/GRANDES de Deus. Não por causa das nossas capacidades mas por causa de Deus em nós.

O que eu vejo em mim pode não representar a realidade. (Espelho – reflexo –cara)

        Mas a óptica de Deus é invertida, veja o que quero dizer:
Marcos, 10:31 – “Porém muitos primeiros serão derradeiros e muitos derradeiros serão os primeiro.”
João, 3:30 – “É necessário que Ele cresça e que diminua eu.”
Mateus, 25:21 – “...sobre o pouco foste fiel, sobre o muito te colocarei;...”  

Ø  Os pequenos  ERROS DE GOLIAS, QUE O LEVARAM A QUEDA.

·        AUTO CONFIANÇA
        Golias sentia-se imponente e seguro na sua altura de 2,90 m, e pensava lá do alto de seu tamanho que ninguém poderia tocá-lo ou mesmo derrubá-lo, pois sua confiança na altura sempre lhe havia mostrado que mesmo no meio de seu povo e nas batalhas que havia travado com outros inimigos ele sempre tinha vencido.

Auto-confiança é mesmo um perigo fatal, veja que a bíblia diz: “Maldito o homem que confia no homem,..” nisso ela não quer dizer que não devamos confiar em outros homens, mas sim que somos malditos quando confiamos em nós mesmos, pois o versículo continua: “E faz de seu braço a sua força”. Nunca confie em qualquer de suas qualidades, pois podem lhe servir de armadilha.

·        IDOLATRIA
Ele era idolatrado, porque ele representava os filisteus. E Como seu representante ele sempre tinha sido campeão. O povo idolatrava Golias. A posição

·        GRANDE HABILIDADE
        Golias era um campeão filisteu, pois fora treinado nas artes de guerra. Desde criança ele provavelmente foi preparado para ser um guerreiro filisteu, e quanto mais crescia, mas se destacava nas batalhas e mais vencia. Assim com inúmeras vitórias ele passou a confiar na sua habilidade e acreditar que ninguém poderia o vencer em modalidades de guerra.
        Sempre teremos batalhas e guerras em nossas vidas e vencer algumas delas, ou a maioria delas não faz de nós imbatíveis, mas devemos aprender com esses momentos de dificuldades.

·        ORGULHO
        O contexto mostra-nos que ele trazia no seu peito uma couraça ou cota de medalhas de bronze, que pesava cerca de 57 Kg, que para ele era um monumento às grandes vitórias que havia vencido. Golias olhava para o peito e pensava: “Eu sou o maior; eu sou o melhor, eu sou eu”. E não bastasse penso que o restante do exército filisteu ainda ficava gritando: “Golias, Golias, Golias!!!
        Vai me dizer que nunca viu ninguém como Golias? O orgulho é igual a soberba e está escrito no livro da vida: “A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda.” Provérbios 16:18
        Isso foi fatal na vida do gigante Golias e com certeza ainda é perigoso.

·        CAPACIDADE
Lança – Representa a sua capacidade de ir mais longe.
Lança – era um símbolo de alcance.
Ter uma lança como aquela fazia com que Golias se sentisse o único capaz de matar e humilhar o oponente.
        QUAL É A TUA LANÇA HOJE? (o que achas que te vai lançar na vida?)
     
LIÇÃO: 3 pessoas! TOLO, INTELIGENTE, SÁBIO. O TOLO nunca aprende nada; O INTELIGENTE aprende com seus erros; O SÁBIO aprende consigo mesmo e com os outros.

·        A ARROGÂNCIA
        Golias saía e afrontava o exército de Israel, mostrando-se arrogante.
Ele era sem dúvida uma pessoa horrível em todos os aspectos. Para ele não havia ninguém igual a ele, somente pessoas pequenas.

        Deus sempre vai colocar por terra os arrogantes, pois Jeová disse: “Eu, abato o soberbo e exalto o humilde”.

        Ser humilde é reconhecer seus defeitos e fraquezas; é ser uma pessoa que aprende com os outros. Golias nunca foi uma pessoa humilde, mas a sua arrogância o levou a queda que ele nunca havia experimentado, e consequentemente a morte.

Como deitar um gigante por terra.
O jovem Davi foi enviado por seu pai para levar grãos tostados, pães e queijo para os seus irmãos e o seu comandante na frente da batalha. Foi neste campo que a vida de Davi tomou um rumo diferente, e nunca seria a mesma. O resultado final, porém, não aconteceu por acidente. Davi fez quatro coisas que, para sempre, instruirão os jovens e os jovens de coração.

1. Ele aproveitou a sua oportunidade. Conhecemos Davi como um pastor, um músico, um salmista, um lutador e um rei. Mas a porta para uma carreira bem-sucedida como homem de Deus apareceu para ele no vale de Elá.
Ao observar de primeira-mão a intimidação e guerra psicológica de Golias, Davi perguntou, “... aos homens que estavam consigo, dizendo: Que farão àquele homem que ferir a este filisteu e tirar a afronta de sobre Israel? Quem é, pois, esse incircunciso filisteu, para afrontar os exércitos do Deus vivo?” (1 Samuel 17:26). Ninguém jamais consegue qualquer coisa de importância se não aproveitar de suas oportunidades. A covardia das forças armadas israelitas, incluindo o Rei Saul, era uma porta aberta para Davi. O mesmo menino pastor que havia matado um leão e um urso diria ao rei “este incircunciso filisteu será como um deles...” (17:36).

1a- As limitações não o limitaram. (sua juventude)

O irmão mais velho de Davi, Eliabe, falou com desdém: “Por que desceste aqui? E a quem deixaste aquelas poucas ovelhas no deserto? Bem conheço a tua presunção e a tua maldade; desceste apenas para ver a peleja” (17:28). Outros que minimizavam poderiam ter dito: “Ah, ele é jovem e inexperiente. É apenas a exuberância da juventude.” Mesmo hoje, os jovens na igreja naturalmente procurarão as pessoas mais velhas em posições de influência, mas isso não quer dizer que eles não tenham nada a oferecer. Um jovem piedoso pode fazer uma diferença!
2- Ele agiu em fé (viu a vitória antes da Guerra).
 Não se pode perceber algum traço de medo na voz de Davi neste episódio todo. Pelo contrário, a sua coragem espalha. Ele informou ao rei: “Não desfaleça o coração de ninguém por causa dele; teu servo irá e pelejará contra o filisteu” (17:32). Quando, enfim, aconteceu a batalha, Golias deu um ataque verbal: “Sou eu algum cão, para vires a mim com paus?” (17:43). Da mesma maneira que falar feio é uma parte feia dos esportes modernos, era uma parte da etiqueta das batalhas antigas. Tem-se a impressão, mesmo assim, que Golias estava genuinamente ofendido com o jovem bonito, não ameaçador, que estava diante dele. É o melhor que os israelitas podem oferecer? Pelo contrário, Davi ficou firme e envolveu o gigante verbalmente, mas não se orgulhou da mortal certeza da funda dele. “Tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo; eu, porém, vou contra ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado...porque do Senhor é a guerra, e ele vos entregará nas nossas mãos” (17:45,47).

3- Ele foi movido por um propósito maior.

Davi fala ao seu oponente que a vitória iminente tinha um objetivo maior: "e toda a terra saberá que há Deus em Israel” (17:46). O jovem Davi foi movido pela vingança do nome de Deus em um mundo ignorante. Você fica triste em pensar em quantos dos seus amigos e vizinhos não conhecem a Deus? Se isso te chateia, o que você fará? Davi não aceitaria sentar ao lado enquanto um filisteu incircunciso desafiou os exércitos do Deus vivo! Enquanto a verdade de Deus leva uma pessoa a indignação justa e confiança absoluta, como também preocupação pelas almas perdidas de outras pessoas, ela não poderá mais tremer em timidez. Ao invés disso, ela se levantará e agirá. Como Isaías, ela dirá “Aqui estou, envia-me”. Como termina esta história? “Assim, prevaleceu Davi contra o filisteu, com uma funda e com uma pedra, e o feriu, e o matou” (17:50)

Nenhum comentário:

Postar um comentário