DEUS É FIEL

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Mulheres de Coragem

Mulheres de Coragem
Ester 7:2 Disse outra vez o rei a Ester, no segundo dia, no banquete do vinho: Qual é a tua petição, rainha Ester? E se te dará. E qual é o teu desejo? Até metade do reino, se te dará.
Nos dias de hoje, dificilmente encontramos mulheres como Ester. Ester era órfã e foi criada por seu tio Mardoqueu, ambos judeus. Ester tinha uma vida simples ao lado do tio e do seu povo, mas o que ela não sabia, é que Deus já havia a escolhido para salvar os judeus das ciladas de Hamã, homem de confiança do rei.
Após o rei Assuero expulsar do reino sua antiga rainha Vasti por insubordinação, os conselheiros do Rei decidem buscar as virgens mais formosas para apresentar ao rei Assuero, para que o mesmo encontrasse sua nova Rainha. Foi assim que encontraram Ester, mulher formosa a vista e que alcançou graça aos olhos do rei.
Ester seguiu os conselhos de seu tio Mardoqueu, para que não revelasse sua origem judia, e assim foi escolhida pelo rei para ser sua nova rainha.
Ester sabendo da perseguição de Hamã com os judeus, pediu para seu tio e seu povo
“Vai, ajunta a todos os judeus que se acharem em Susã, e jejuai por mim, e não comais nem bebais por três dias, nem de dia nem de noite, e eu e as minhas servas também assim jejuaremos. E assim irei ter com o rei, ainda que não seja segundo a lei; e se perecer, pereci.”
Com todo o seu povo jejuando e orando, Ester se vestiu com os trajes reais e foi para o patio em frente aos aposentos do rei, e vendo o rei Assuero a rainha Ester, alcançou graça aos teus olhos e estendeu o cetro de ouro que tinha na mão e a rainha Ester tocou a ponta do cetro. Então o rei disse ” Então o rei lhe disse: Que é que queres, rainha Ester, ou qual é a tua petição? Até metade do reino se te dará.”
Então a rainha Ester pediu a presença de Hamã no banquete que havia preparado para o rei e o rei aceitou o pedido de Ester.
Sabendo Hamã do convite, saiu alegre do reino para sua casa, mas encontrou Mardoqueu na porta do reino e se encheu de ira, e chegando em sua casa, ouviu os conselhos de seus amigos e de sua mulher Zeres, para que fizesse em sua casa uma forca de 50 côvados de altura para que enforcassem Mardoqueu após o banquete, e assim fizeram.
O que Hamã não sabia, era que todo o povo judeu jejuava a Deus em favor da petição da rainha Ester por eles, e que Deus já havia escutado as orações de seu povo.
Naquela mesma noite, Deus incomodou o rei Assuero e o mesmo não conseguiu dormir, e pediu para que trouxessem o livro de registro das crônicas do Rei e leram para Assuero, ” E achou-se escrito que Mardoqueu tinha denunciado Bigtã e Teres, dois dos camareiros do rei, da guarda da porta, que tinham procurado lançar mão do rei Assuero.” O rei ficou admirado com Mardoqueu, e perguntou que honra e distinção deram a Mardoqueu, e disseram que honra nenhuma fizeram. Então avistando o Rei Hamã no patio do reino, perguntou Assuero a Hamã, o que fariam para um homem cuja a honra o rei se agradava, e Hamã lhe disse “6:8 Tragam a veste real que o rei costuma vestir, como também o cavalo em que o rei costuma andar montado, e ponha-se lhe a coroa real na sua cabeça.  E entregue-se a veste e o cavalo à mão de um dos príncipes mais nobres do rei, e vistam delas aquele homem a quem o rei deseja honrar; e levem-no a cavalo pelas ruas da cidade, e apregoe-se diante dele: Assim se fará ao homem a quem o rei deseja honrar!”
Então o rei ordenou que assim fizesse Hamã aquele homem, e Hamã obedeceu ao rei. Após cumprir as ordens do Rei, Hamã ficou triste e de cabeça baixa, mas saiu de sua casa e foi ao banquete do rei Assuero e da rainha Ester.
Estando todos a mesa, o rei perguntou mais uma vez a rainha Ester “7: 2 Disse outra vez o rei a Ester, no segundo dia, no banquete do vinho: Qual é a tua petição, rainha Ester? E se te dará. E qual é o teu desejo? Até metade do reino, se te dará.”
Então a rainha Ester disse que se tivesse alcançado graça aos olhos do rei, que dê-se-me a minha vida como minha petição, e o meu povo como meu desejo. Pois ela e seu povo foram vendidos para serem destruídos e mortos. Então o rei Assuero perguntou a rainha Ester quem era o opressor que assim fez, e a rainha Ester disse que aquele mau homem era Hamã.
Hamã se perturbou perante o rei e a rainha, pois sabia que já estava condenado, pois via o furor do rei Assuero, então Harbona, um dos camareiros que servia ao rei, disse a Assuero que Hamã havia preparado um forca de 50 côvados para enforcar Mardoqueu, então o rei ordenou que enforcassem nela a Hamã, e assim fizeram.
Após isso, o rei Assuero atendeu a mais um pedido da rainha Ester, para que não mais perseguisse a seu povo, e o rei disse “8:8 Escrevei, pois, aos judeus, como parecer bem aos vossos olhos, em nome do rei, e selai-o com o anel do rei; porque o documento que se escreve em nome do rei, e que se sela com o anel do rei, não se pode revogar.” E assim, o povo judeu não foi mais perseguido por Assuero.
A historia da rainha Ester é apenas uma entre tantas outras encontradas na bíblia, ao qual nos da a certeza de que se nos humilharmos, orarmos e jejuarmos, Deus atendente a nosso clamor e muda nossa historia. O que nós precisamos nos dias de hoje, é termos coragem e fé como Ester teve, com a certeza de que Deus é por nós, e que no nome dele somos mais que vencedores,
Irmãos, não deixem de orar e jejuar, pois é através disso que Deus nos honra e nos dá a vitoria.
Que a paz do senhor esteja com todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário