DEUS É FIEL

terça-feira, 16 de julho de 2013

Deus Resiste a Corações Soberbos

O texto do sermão do monte começa assim: “BEM AVENTURADOS” (muito felizes) os pobres (humildes) de espírito, porque deles é o Reino dos céus (Mateus 5:3). Sim, são muito felizes, são felizes demais os humildes de espírito, pois o Reino de Deus precisa de pessoas assim, de coração simples, puro e espírito quebrantado, isso sim, agrada a Deus (Salmo 51:17). Ele não precisa de voluntários, nem tão pouco de concorrentes, mas de servos e imitadores Seus destinados a servi-LO em amor. E não há outra forma de servir a Deus a não ser servindo às pessoas. Mas o que vemos nesses últimos dias são pregadores arrogantes ensinando às pessoas que elas não precisam passar por humilhações, não precisam sofrer por amor a Cristo. Por isso vemos igrejas espalhadas por todos os lados, de várias cores e modelos, porém, procuramos esses cristãos durante a semana e não os encontramos. Basta uma fechadinha no transito para que todos buzinem e gritem loucamente seus desafetos. Busque na Bíblia algum lugar em que Jesus tenha dito que neste mundo não passaríamos por aflições, perseguições ou sofrimentos por amor a Ele. O próprio apóstolo Paulo foi um exemplo de que ele mesmo se gloriava por saber que estava sofrendo perseguições por amor a Jesus. Foi ai que ele afirmou: o morrer é Cristo e o viver é lucro (Fil. 1:21), também disse: tudo posso Naquele que me fortalece(Fil. 4:13). Ele estava querendo nos dizer que todas as privações ele poderia passar por amor a Cristo e ao Seu Reino.

Quantas vezes vemos pessoas, até mesmo nas igrejas, que participam dos cultos, até se envolvem com os trabalhos da igreja, leem a Bíblia diariamente, cantam na frente, mas vivem sofrimentos pessoais terríveis. São sem sorte nos negócios, nos amores, nos estudos e muitas vezes perguntam a Deus por que estão passando por tais provações. E a resposta de Deus é: Eu rejeito aos soberbos, porém dou graça aos humildes (Tiago 4:6). Baixe sua bola, coloque-se no lugar de servo, não queira ser maior que ninguém, pois você não o é! Aprenda a se humilhar na Minha presença e ser humilde na presença dos outros se quiser ser exaltado, reconheça que sem mim você não é nada. Lave os pés dos outros, assim como eu fiz. Antes de querer ser grande, torne-se como o menor dentre eles (Lucas 22:26).

O pior é que soberba não sai com orações, é preciso rejeitá-la. Uma das formas que Deus tem pra fazer o homem deixar sua soberba é a provação, passando pelo “deserto” de Deus. A oração de um soberbo, arrogante, Deus a rejeita, porém permite que Seu Espírito Santo o mostre que ele precisa se humilhar sob Sua poderosa mão, reconhecer que pra ser grande é preciso tornar-se pequeno. E como saber se o nosso coração é soberbo? Simples, se você é daqueles que dizem não levar desaforos pra casa e que diz: comigo é assim, quando quero falar, não mando recados e o que quero dizer digo na “lata”, doa em quem doer, pois sou “verdadeiro”. Se a nossa “verdade” magoa, machuca as pessoas, se não conseguimos exortar em amor, não há bênção nisso e é melhor ficarmos calado e tratar, primeiro, o nosso coração e, só assim, falar e exortar aos outros em Amor. Jesus foi Aquele que mais levou desaforos pra casa. Muitas vezes quando quiseram enfrentá-lO, desafiá-lO ou provocá-lO Ele saiu de mansinho, deixando-os falando sozinhos. Ele sabia que discutir com corações soberbos, arrogantes não o levaria a nada.

Às vezes vemos muitas discussões nas ruas, na TV, no trabalho, na internet. Pessoas discutindo sobre religião, fé, homossexualidade. A propósito, você não precisa dizer ao homossexual que ele está vivendo em desacordo com a vontade de Deus o seu próprio espírito já o diz isso. Na sua grande maioria já existem guerras internas terríveis, não porque a sociedade os rejeita, mas porque seu próprio espírito rejeita essa situação, trazendo muitas vezes sintomas de depressão e sofrimentos internos (Exemplos: Cazuza, Renato Russo, Cássia Helen e muitos outros). O que precisamos, sim, é amá-los, mas amar com Amor que vem do coração de Deus, pois não os vê como nós os vemos e apresentá-lo a esse AMOR (Jesus) e deixar que o Espírito Santo de Deus os convença do pecado. O que ele vai fazer com esse Amor passa a ser de sua responsabilidade.

Há muitas discussões tolas entre as pessoas. Muitos nem se quer querem saber se o que estão fazendo está de acordo com a vontade do Pai. Se o seu espírito está testificando com o espírito de Deus que és mesmo um filho de Deus ou se o seu nome, verdadeiramente, está escrito no livro da Vida. E discutem entre si querendo saber por quê o céu é azul, se Adão tinha umbigo ou não ou se os escravos de Jô jogavam caxangá (rs). Devemos como cristãos, evitar tais discussões e falatórios e pregarmos, tão somente, o grande Amor de Deus por todos nós e de Sua infinita graça. Com certeza Esse Amor há de cobrir multidões de pecados e fazer com que o pecador chegue ao arrependimento e pleno conhecimento de Deus e de Sua vontade, dando-lhes forças pra resistir a qualquer tipo de pecado ou tentações. O Próprio Jesus disse não ter vindo para julgar o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por Ele (João 12:47). Por isso, quando, em muitas ocasiões, perguntaram a Jesus algo que Ele sabia ser verdade, sua resposta fora: “TU O DIZES”, ou seja, tua boca está falando o que é verdade. E o próprio espírito vai convencendo o homem do seu pecado da arrogância e Deus pode, até, usar pessoas para o resistir, afim de levá-lo ao arrependimento da soberba. Quantas vezes vemos nas TVs ou nos púlpitos pregadores que, mesmo com grande conhecimento de Deus, usam de arrogâncias em suas pregações, falando coisas que, embora sejam verdades de Deus, os seus sentimentos são carnais e muitas vezes são resistidos pelo próprio povo. Talvez seja essa a forma que Deus tem de fazer voltá-los ao conhecimento de Deus pela humildade e não pela arrogância.

Deus, pelo seu infinito Amor por nós, nos repreende da mesma forma que nos ama (Apoc 3:19). Por isso, quando não obedecemos a Sua vontade, não nos colocamos no lugar de servos Dele e tentamos fazer as coisas conforme a nossa vontade e não a Dele, Ele, como pai amoroso que é, nos coloca numa espécie de “Cantinho do Pensamento” para refletirmos mais a respeito Dele e de Sua vontade. A Palavra de Deus nos diz que o sábio, quando repreendido, torna-se mais sábio ainda (Prov. 9:9). Então meu querido irmão/amigo aceite a repreensão Daquele que quer o melhor pra nós e que nos ama com um Amor incondicional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário