DEUS É FIEL

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Videira Verdadeira II


"Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara secará; e os colhem e lançam no fogo e ardem"(Jo 15:6)

As videiras possuem um ciclo de vida dividido em três partes: Repouso, crescimento e elaboração. O Período de repouso é também chamado de "hibernação"; as folhas caem e a enxertia de plantas novas e a poda seca são realizadas nesse ciclo.

A poda seca consiste em arrancar varas secas que não mais frutificam para serem lançadas fora(não servem para enxertia).
Deus criou o homem à sua imagem e semelhança(Gn1:26), dando-lhe a liberdade de escolher entre:Viver na videira ou fora dela, ou seja; escolher o bem que lhe traria vida ou o mal que o levaria à morte. As galhas secas representam os que vieram de Deus mas não estão n'Ele. O fogo representa o Hades, inferno, destino dos que negam a Cristo Jesus.

Lácrima Vitis
A videira chora cada vez que um galho com vida lhe é arrancado. O choro da videira é chamado "Lácrima Vitis".

Vidas secas geram tristeza, Jesus chorou sobre Jerusalém porque os de sua pátria não o aceitaram e o reconheceram como Messias, mas para cada vara enxertada há alegria, festa. "Há festa no céu por cada pecador que se arrepende" (Lc 15:7), assim como a festa dada pelo pai do filho pródigo quando o recebeu de volta em casa arrependido(Lc 15: 11-32).
Frutos da Videira
A videira só da bons frutos para vinificação depois de 4 ou 5 anos de plantio, produzindo por mais 25 ou 30 anos. Excepcionalmente existem videiras centenárias ainda férteis, principalmente no Chile e na Argentina onde o clima favorece.

Todo pecador arrependido que confessa Jesus Cristo como Senhor e Salvador passa pelo processo de conversão, sua santificação é gradual, ocorre dia após dia "de glória em glória". Geralmente os bons frutos do Cristão surgem quando "ele deixa de ser menino", como citou o apóstolo Paulo em I coríntios 13,11.

Os Ciclos da videira e o novo nascimento

A vida do novo convertido passa a ser dirigida 
pelo Espírito Santo, as coisas erradas vão ficando para trás, perdoadas totalmente por Deus. Daí tem-se inicio uma nova vida, como no primeiro ciclo da videira, em que caem todas as suas folhas para tornar a nascer, os ramos prejudiciais são arrancados, e a poda é realizada para surgir uma videira mais frondosa e saudável (como a vida em Cristo Jesus). 

O segundo ciclo ( crescimento ) é natural para os que persistem em caminhar e obedecer.Nessa fase as videiras se preparam para frutificar.
O terceiro ciclo (elaboração), significa as escolhas que certamente prosseguirão por toda a vida, significa também abundância, colheita de tudo quanto foi plantado. A parábola da videira começa com Jesus dizendo "Meu Pai é o Lavrador", sem lavrador não seria possível a vida da videira. 

Deus, Eterno Pai é Aquele que por todos os dias anseia que vidas em todos os lugares da terra queiram estar na Videira, assim Ele lhes dará fruto à tempo, vida abundante e fontes eternas não só de águas purificadoras mas de Vinho e Pão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário