"Fortes touros de Basã me cercaram" Sl 22:12
O Salmo 22 foi escrito mil anos antes de Cristo e em ambiente de louvor. Davi o entoou acompanhado por instrumentos musicais e o que precedeu a essa atmosfera de adoração foram profecias minuciosas sobre a crucificação de Jesus. A primeira lição extraída do Salmo é: O louvor atrai a presença de Deus: “Porém, tu és santo, tu que habitas entre os louvores de Israel” Sl 22: 3. A palavra habitar do hebraico “yawshab” significa “sentar-se, permanecer, estabelecer-se ou casar-se”, ou seja, Deus não só nos visita quando louvamos como permanece conosco, e nós compartilhamos com Ele de um relacionamento crescente.
Nunca deixe de louvar. Essa iniciativa fortalecerá o seu coração através da presença grandiosa do Espírito Santo. Louve com a canção que está em sua memória, mas também cante um cântico novo, criado especialmente por você para alegrar o Senhor.
Este Salmo nos conduz aos atributos de Deus –Onipresença, Onisciência e Onipotência- quando nos remete fielmente ao sacrifício expiatório de Jesus, a todo o sofrimento e humilhação enfrentados pelo Mestre naquele dia nas ruas de Jerusalém ao som diabólico da zombaria dos soldados romanos. Deus conhece todas as coisas. Davi profetiza até mesmo o clamor de Jesus aos céus: “Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? Por que te alongas do meu auxilio e das palavras do meu bramido?” Esse trecho da profecia tem o cumprimento descrito no Evangelho de Mateus 27:16: “Eli, Eli, lamá sabactâni: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?”.
Crucificação ou crucifixão era um método de execução tipicamente romano, primeiramente reservado a escravos. Crê-se que foi criado na Pérsia, sendo trazido no tempo de Alexandre para o Ocidente, sendo então copiado dos cartagineses pelos itálicos. Neste ato combinavam-se os elementos de vergonha e tortura, e por isso o processo de era olhado com profundo horror. O castigo da crucificação começava com flagelação, depois do criminoso ter sido despojado de suas vestes. No azorrague os soldados fixavam os pregos, pedaços de ossos, e coisas semelhantes, podendo a tortura do açoitamento ser tão forte que às vezes o flagelado morria em conseqüência do açoite. O flagelo era cometido ao réu estando este preso a uma coluna.
Ao ler este Salmo fiz uma demorada pausa neste versículo: “Muitos touros me cercaram; fortes touros de Basã me cercaram” Sl 22:12. Quem seriam os “touros de Basã”? O que significaria essa expressão?
Basã é uma região citada muitas vezes na Bíblia ( Js 12:4, Dt 32:4, Ez 39:18, Mq 6:14 e 7:14) Era terra de gigantes e de pastos de alta qualidade. Aliás, em Basã a agricultura e pecuária eram admiráveis por causa da qualidade da terra. Touros de Basã, portanto equivalem a touros fortes, robustos, bem alimentados. O profeta Ezequiel faz uma metáfora sobre os poderosos opressores de sua época utilizando os touros de Basã: “Comereis a carne dos poderosos e bebereis o sangue dos principais da terra, dos carneiros, dos cordeiros, dos bodes e dos bezerros, todos engordados em Basã” Ez 39:18.
Basã é uma região citada muitas vezes na Bíblia ( Js 12:4, Dt 32:4, Ez 39:18, Mq 6:14 e 7:14) Era terra de gigantes e de pastos de alta qualidade. Aliás, em Basã a agricultura e pecuária eram admiráveis por causa da qualidade da terra. Touros de Basã, portanto equivalem a touros fortes, robustos, bem alimentados. O profeta Ezequiel faz uma metáfora sobre os poderosos opressores de sua época utilizando os touros de Basã: “Comereis a carne dos poderosos e bebereis o sangue dos principais da terra, dos carneiros, dos cordeiros, dos bodes e dos bezerros, todos engordados em Basã” Ez 39:18.
O pastor americano Gordon Robertson diz que foi incomodado por muitos anos com essa expressão: “touros de Basã” e que finalmente após anos de busca encontrara o significado do verso.
" Tenho lutado com isso há muito tempo, e eu finalmente consegui em uma tradução do hebraico, uma tradução rabínica ortodoxa a partir de um grupo chamado Art Vá fora de Nova York. Basã é um lugar em Israel, onde têm pastagens muito boas. E assim, os touros ficam grandes e musculosos, aqui é uma descrição visual dos soldados romanos. Mais o mais importante do verso é a palavra "cercaram", a tradução do hebraico diz que significa "coroaram-me". Esta é uma forte descrição da coroa de espinhos: "E os soldados o levaram dentro à sala, que é a da audiência, e convocaram toda a corte e vestiram-no de Púrpura, e tecendo uma coroa de espinhos, lha puseram na cabeça. E começaram a saudá-lo, dizendo: "Salve, Rei dos judeus!".
Desvendado, portanto o significado de “touros de Basã” no Salmo 22.
Grande lição nos transmite esse Salmo. Através de Davi, o Espírito Santo revela que mesmo em meio à angústia e grande sofrimento Jesus foi de encontro ao Pai e nem por um segundo lamentou a sentença. da crucificação. Ele suportou tudo por amor e com espírito de adorador: “O meu louvor será de ti na grande congregação, pagarei os meus votos perante os que o temem” Sl 22:25. Davi profetizou a aflição e glória do Messias: nem a cruz, nem os touros de Basã e nem mesmo a morte foram capazes de vencer o amor com que Deus nos ama.
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