DEUS É FIEL

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Marta e Maria


 

Jesus, estava a caminho de Jerusalém. Muitos discípulos com Ele. Ao chegarem na aldeia de Betânia as pessoas se agitam. Correm para vê-Lo. Muitos ali  já conheciam o Mestre. Haviam presenciado milagres, testemunhos de curas e transformações que faziam de Jesus um visitante muito aguardado. Mas, era na casa de Lázaro que Ele costumava passar mais vezes. Tinha se tornado, amigo da família. Marta, a mais velha, era a primeira a recebê-Lo.

Maria, embora ansiosa por Sua chegadanão se adiantava, à porta. Ao ver Jesus, tudo em Maria mudava. Seu rosto se tornava mais alegre. Seus gestos, transmitiam amor e carinho. Maria, anelava por aquela presença. Certa feita, ungiu a Jesus, com unguento precioso. Os longos cabelos de Maria, deslizavam nos pés do Mestre. O perfume, podia ser sentido de longe. Quanta gratidão havia em Maria. Quanta devoção. Quanto amor. Maria, representa, os verdadeiros adoradores. Os que encontram felicidade na presença de Jesus. Os que se entregam sem medida, na certeza de uma nova vida. Maria, prioriza o Reino de Deus. Ele, em primeiro lugar. Jesus, se alegrava com Maria.


Marta, não desfrutava da presença de Seu anfitrião. com muita disposição, servia água e comida para todos. Jesus, sentado. Os discípulos, a Seus pés. Ali também, Maria. Todos O ouviam. Marta, entrava e saia do recinto. Ocupada e afadigada. Por que deveria fazer tudo sozinha? Será que Jesus não via que enquanto ela trabalhava, Maria nada fazia? " Senhor, dispensa a Maria para que me ajudes, não te importas comigo"? Lc 10:40. Para Marta, ficar aos pés de Jesus, não era tão importante, quanto agradar os visitantes.

"Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária" Lc 10:41.

Marta não esperava ouvir isto de Jesus. O erro não seria de Maria, que não a ajudava? Marta tinha o dom de servir.Em João 12, lê-se: "Fizeram-lhe pois, ali uma ceia, e Marta servia"v(2) Trabalhadora e providente, sua casa era bem cuidada. Seus irmãos também. Porém, algo em Marta, precisaria ser mudado. Sua vida. Suas prioridades. Marta, é o exemplo da preocupação com o exterior, enquanto, Maria, representa o interior, o coração.


 Marta, se parece muito, com os fariseus: Esperam alcançar o Reino, através das obras. Acreditam na justificação pelas obras. São obras, sem fé. Sem direção. O que ela fazia era importante? É claro que era. Jesus, não estava dizendo para Marta que ela não deveria servir o próximo. Mas que ela deveria buscar O reino. Isto, era o mais importante. Marta, precisaria conhecer a vontade de Jesus, para sua vida. Como agradá-Lo. Como atrair seus elogios. Como ter uma vida tranquila e produtiva.

Se estamos ocupados com muitas coisas, no dia a dia. Priorizando o secular. Negligenciando o relacionamento com Deus. Precisamos parar. Retomar a direção. Fadiga, ansiedade e murmuração, nos conduzem à carnalidade. Isso pode acontecer, até mesmo, com os que estão na igreja. Receberam Jesus, em suas casas. Porém, estão envolvidos em tantas atividades que não há tempo para investir em um relacionamento profundo com Jesus. A história de Marta e Maria, nos convida a uma vida equilibrada. Tendo Jesus como O Centro.

"Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada" Lc 10:42.

Costumo me perguntar: Estou agindo como Marta ou como Maria? Se acordo pensando em mil coisas. Apressada para iniciar as atividades seculares. Dou uma parada. Me tranco no quarto, corro para os pés de Jesus: "Senhor, me nego a viver ansiosamente. Eis-me aqui. Quero passar algum tempo Contigo. Preciso, dizer-Te tudo quanto está em meu coração. Sem Ti, não tenho forças para prosseguir. És meu Refúgio, Fortaleza, Direção. Tranquiliza minha alma." Sei que as coisas, seguem de forma diferente após falar com Jesus. Falo com Ele, Ele comigo. Através da oração e leitura da Palavra se estabelece inesquecíveis momentos com Deus.

Que possamos ter a disposição de Marta, adorando como Maria. Que Cristo Jesus, seja O Centro de nossas vidas. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário