DEUS É FIEL

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Profecia ou Coincidência? Juízo de Deus ou Causas Naturais? Israel em Foco.



 Profecia ou causas Naturais!? Desastres e Mortes Na Luta Pela Divisão da Terra de Israel.

Um vídeo publicado no You Tube, rapidamente tomou às páginas dos sites americanos, e em poucos minutos de exibição atingiu recordes de acessos. Produzido por Carl Gallups, anfitrião de rádio e pastor da Igrjea Batista da Flórida, ele fala sobre as catástrofes que acontecem  aos governos que se voltam contra Israel: O derramamento de petroleo no Golfo do México, teria acontecido porque Barack Obama estava tentando dividir a terra de Israel.

O Ministro Carl Gallups, recebeu o apoio de colegas escatologistas como Hal Lindsey e Kenneth Lewis, fundador Presidente do Christian News Today que "de carona" no sucesso do vídeo publicou um vasto artigo relacionando profecias Bíblicas com acontecimentos envolvendo o Estado de Israel. Há 35 anos Kenneth estuda o assunto. Seu excelente artigo contém direitos autorais e só pode ser republicado com autorização. Enviei email para publisher@ChistianNewsToday.com solicitando liberação para uso. Contudo, usarei apenas algumas passagens do artigo publicado sob o titulo: "porque acredito que o derramamento de oléo de 2010 em o Golfo do México aconteceu em virtude de Barack Obama está tentando dividir a Terra de Israel" (link no final)

Este artigo, é portanto, uma reunião de publicações de especialistas em profecias Biblicas. Caberá ao leitor, as considerações finais sobre o assunto. 

Os Fatos:



Barack Obama se tornou rapidamente o presidente mais anti-Israel da história dos E.U. Na verdade, foi noticiado pela mídia internacional que em 30 de Abril de 2010ele já havia decidido que, se Israel e palestinos não aceitarem um acordo de paz até o final do ano, o processo de paz no Oriente Médio, será entregue a comunidade internacional, e uma solução definitiva será imposta às partes.  O presidente americano já havia gasto uma boa quantidade de tempo conversando com líderes europeus sobre estratégias para pra unir o Oriente Médio. Coincidentemente, em águas profundas da plataforma petrolífera BP Horizon no Golfo do México ocorria uma explosão de proporções gigantescas. Deus afirmou que entraria em juízo contra os que tentassem dividir Israel, e era exatamente isto que Obama planejava fazer.

Observe o que Deus diz: "...Eu  vou entrar em juízo com eles em nome do meu povo  e minha herança, Israel a quem eles espalharam entre as Nações, e eles se dividiram, até a minha terra" Jl 3: 1-2.
O Pacto com Abraão, a Diáspora e oficialização do estado de Israel:


Em Gênesis 15:18-21, vemos os limites da terra prometida que Deus deu a seu povo. Naquele dia, o Senhor
 fez um pacto com Abraão, e disse: "A tua descendência darei esta terra, desde o Egito até ao grande Eufrates- a terra dos queneus, Kenizzites, Cadmoneu, Heteus, Ferezeus, Refains, Amorreus, Cananeus, girgaseus e Jebuseus". Após um longo período de batalhas, Israel, enfim ganha o controle completo do País sob o Reinado de Davi.

Em 70 AD, o povo judeu foi espalhado ao redor do mundo quando o exército romano, entrou e destruiu a cidade de Jerusalém e o templo judaíco. Em 1948, começaram a retornar para sua terra natal. Hoje, Israel é uma terra próspera e abençoada. No entanto, governos do mundo, continuam a querer dividir a terra que Deus deu ao seu povo.

Reunião de Paz e o "Perfect Strom" esmagando os EUA


Em 30 de Outubro de 1991, enquanto George H W Bush, se reunia com Israelenses e palestinos para discutir formas de alcançar a paz no Oriente Médio, no mesmo dia a milhares de distância ao largo da Costa da Nova Escócia uma forte tempestade se formava a "Perfect Strom" esmagando New England. Foi uma tempestade tão rara que os padrões de tempo necessários para criá-la só acontecem uma vez a cada 100 anos.

Retomado Processo de Paz, Furacão Andrew

Em 23 de Agosto de 1992, ao serem retomadas as negociações  que incidiram sobre a devolução de terras Bíblicas da Judéia a Samaria, em troca da paz no Oriente Médio, no mesmo dia , a Florida  foi alvo do pior desastre natural da história dos E.U. O furacão Andrew, com um olho de mais de 30 milhas de largura e ventos de 178 milhas por hora deixou para trás um desatre de 32.000 milhões de doláres. 

Plano Mitchell e Tempestade Tropical Allison



Em Junho de 2001, George W. Bush enviou o diretor da CIA Geoge Tenet, a Israel em uma tentativa de implementar o plano Mitchell. Este plano, entre outras coisas, pedia a interrupção da construção de novos assentamentos judaicos. No mesmo dia em que Tenet se reuniu com autoridades Israelenses e palestinas, a tempestade tropical Allison se formou no Golfo do México e mudou-se para o Texas, estado de Bush. Caiu mais de 28 centímetros de chuva sobre Houston, causando mais de US$ 4 bilhões de dólares em danos. A tempestade se mudou para a Flórida e subindo a costa leste, causou danos de proporções iguais na Pensilvânia. Os meteorologistas, chamam Allison de "A pior tempestade tropical da história". 

Ariel Sharon e Furacão Katrina
Entre 30 de Julho a 16 de Agosto de 2005, o Primeiro Ministro de Israel, Ariel sharon, expulsou 9.480 colonos judeus de 21 assentamentos na Faixa de Gaza.Em 18 de Dezembro do mesmo ano, Sharon sofreu um tipo raro de derrame chamado "embolia paradoxal". Após esta data, o ministro ficou em estado vegetativo..

Durante o processo de expulsão, dos colonos judeus, em 29 de Agosto de 2005, a tempestade que viria a ser conhecida como furacão Katrina, destruiu Nova Orleans, em proporções Biblicas. As áreas circundantes, foram abaladas a tal ponto que até hoje, não foram totalmente recuperadas. Esse episódio devastador causou pelo menos 200 bilhões de dólares em danos. Katrina foi um furacão de categoria 5.

2007 - 2008 - Prazo para a Paz e Recessão Econômica


O presidente Bush mais uma vez empurrou para o acordo de paz no Oriente Médio. Bush visitou Jerusalém e chegou a afirmar que em menos de um ano a paz estaria firmada- Isto não aconteceria, a menos que ele fosse o anti Cristo-Os Estados Unidos foi atingido por um desastre financeiro que foi referido muitas vezes como a Grande Recessão. Esta recessão até hoje tem efeitos sobre a econômia mundial.

2010- Desastre de Gigantescas Proporções no Mês chave para a Paz


O presidente Barack Obama se reune com Abbas e diz que não vai manter conversações diretas com Israel até que Israel pare todas as construções de assentamentos na Cisjordânia. Israel, no entanto, anunciou novos planos para construir 1.600 casas para judeus em Jerusalém Oriental  A decisão provocou fortes criticas de Obama  que afirmou viver a pior divergência entre E.U.A e Israel nos últimos anos.

Obama traçou um plano, convocando vários lideres europeus  para executarem a paz no Oriente Médio através do Quarteto de Pacificadores do Oriente Médio: Estados Unidos, União Européia, Nações Unidas e Rússia. O objetivo seria formar uma frente unida global para criação de um estado palestino. Prazo para execução do plano: 30 de Abril de 2010. Devido a dificuldade do processo, os EUA anuncia em 19 de Abril (data da comemoração da Independência de Israel) que não mais apoiaria Israel junto as Nações Unidas.

Em 20 de abril de 2010, explode a Horizon Deepwater plataforma petrolífera da BP no Golfo do México, matando 11 pessoas e causando o pior desastre da história americana. Esforços na contenção do derramamento de oléo foram inicialmente ineficazes e, apesar de alguns progressos, enormes volumes de petróleo continuam a escapar e causar sérios danos ao ecossistema marinho e economia local. Além do dano ambiental, o desastre está tendo grande impacto sobre a econômia de Obama.

Juízo de Deus ou apenas coincidência?
"... Eu vou entrar em juízo com eles lá em nome do meu povo e minha herança, Israel, a quem eles espalharam entre as nações, e eles se dividiram, até a minha terra." Joel 3:1-2

"E acontecerá que eu farei de Jerusalém uma pedra pesada para todos os povos; todos os que a carregam certamente serão despedaçados; e ajuntar-se-ão contra ela todos os povos da terra" Zc 12:3 

Deus escolheu você



"Eu não sou profeta nem pertenço a nenhum grupo de profetas, apenas cuido do gado e faço colheita de figos silvestres. Mas O Senhor me tirou do serviço junto ao rebanho e me disse: "Vá, profetize a Israel, o Meu povo" (Amós 7:14 e 15)

Amós era um simples homem do campo cujo nome significa “aquele que suporta o jugo”. Nascido em Tecoa, situada nas colinas de Judá, cerca de 16Km ao Sul de Jerusalém, se torna o primeiro dos assim chamados “profetas escritores” do século VII a.C. Deus o escolheu para anunciar arrependimento a Israel.

A declaração de Amós no versículo que inicia o texto, é uma resposta ao sacerdote de Betel por nome Amazias. Este estava corrompido pelo poder e a serviço do alto clero, confortável em seu ambiente de luxo, o sacerdote viu no boiadeiro um “tropeço”: “Amazias disse a Amós: Vai-te, ó vidente, e foge para a terra de Judá e lá profetizas” Am 7:15. Consciente do seu chamado, da vontade de Deus para o povo e de Sua direção, Amós declara em alto e bom tom que pode não significar muito em aparência ou classe social, mas fora escolhido com a mais nobre de todas as missões. Leigo, humilde, estava a serviço de ninguém menos que o próprio Deus.


Essa narrativa me emociona. Saber que Deus escolhe as coisas loucas, para confundir os que se dizem sábios-I Cor 1:27.  Amós, o boiadeiro estava profetizando a um povo próspero. A época era de grande progresso  para Israel que havia conquistado o controle das rotas internacionais do comércio. O rei Jeroboão se deleitava em riquezas enquanto contemplava a nação crescer. Daí chega um “pobre” camponês, dizendo-se mensageiro de Deus, anunciando arrependimento [...] Quem deu crédito? Foi expulso, proibido de freqüentar os pátios da realeza.

Amós é o retrato e relato do que Deus pode fazer através de mim e de você. Empolga-me o fato de saber que Deus nos formou únicos, nunca haverá outro Amós,  por bilhões de gerações. Isso é fantástico! Esse mesmo Deus, que fez obra tão grandiosa em Amós, reserva um plano diferenciado para os que O buscam em Espírito e em Verdade. Ele anseia, por usar a mim e a você para transformar esse mundo. Não, você não precisa ser igual, ou mesmo parecido com os famosos ícones do cristianismo. Basta ser você. Amós era Amós. Alguém que cultivava frutas, cuidava de rebanhos e tinha problemas como qualquer pessoa. Ele rejeitou o título de profeta porque o status não lhe valia mais que a missão.

Deus quer você. Como quis os pescadores da Galiléia, Pedro e André.  Ele quer o Rei e também o camponês, Ele quer os que a exemplo do profeta Isaías dizem: “Eis-me aqui, envia-me a mim” Is 6:8.  Há um chamado para cada um de nós, também dons para o serviço, somos amados e mui aguardados diante do alto e sublime trono de glória, com amor eterno Deus nos diz: Escolhi você.

Como você está se sentindo hoje?



Não podemos saber ao certo como outra pessoa se sente, a profundidade de sua dor, vazio, perda ou medo. Podemos pensar que sabemos ao ver essa pessoa sob a dificuldade, julgamento ou outro tipo de crise. No entanto, a menos que nos coloquemos no lugar da outra pessoa, não podemos conhecer a solidão, tristeza, ansiedade ou dúvida que o outro tem.

Da mesma forma, não podemos saber quão profunda ou rasa é sua fé com base em suas lágrimas ou depressão. Pessoas podem confiar profundamente em Deus, apegarem-se a Ele com todas as suas forças a fim de evitar "cair aos pedaços", escorregar na lama das circunstâncias e ainda assim ficarem abatidas. Não podemos saber o que está no coração do outro. É por isso que às vezes, nossas impulsivas palavras: "Você só precisa acreditar no Senhor", soam tão ocas e banais.



Sim...todos sabemos que "tudo é possível em Cristo Jesus que nos fortalece", mas não sabemos quanta força Cristo designou a pessoa para enfrentar o problema, que às vezes, também enfrentamos. Precisamos ter cuidado e discernimento ao confortamos o outro.

"Uma palavra dita a seu tempo é como maças de ouro em salvas de prata" Pv 25:11



Palavras que me ajudaram em tempos dificeis:

- Sinto muito, eu gostaria de ter respostas.

-Não sei como se sente agora, mas me importo com sua dor.

-Saiba que estou aqui para te ajudar e se quisser posso apenas sentar e te ouvir.

-Você se importa se eu orar por você?

- As vezes, apenas um gesto: Um abraço, um aperto de mão é tudo que a pessoa precisa para saber que alguém se importa com sua dor.

Oração: "Senhor, dá-nos sabedoria para discernir as palavras que o outro precisa ouvir como bálsamo calmante. Ajude-nos a sermos sensíveis a dor e  sofrimento do outro para tratá-lo com amor, bondade e gentileza. E, se há alguém precisando de conforto, direção ou paz, que essas palavras lhe ajude hoje. derrama Tua graça, e misericórdia sobre os que sofrem para que conheçam que o Senhor Deus cuida deles."

Amém.

Sobre o tempo e as linhas, armadilhas do Facebook



“A ilusão nos engana justamente fazendo-nos passar por uma percepção autêntica.” 
 Merleau-Ponty    


Existe uma geração vivendo de ilusão. A ilusão de que  a vida pode ser a sobrevida, a câmara secreta descrita pelo profeta Ezequiel: Por fora um templo de glória. Nas recâmeras, buracos profundos, revestidos de imagens de deuses no qual se prostram multidões (Ezequiel 8:1-18). Assim descrevo as redes sociais com todas as suas mazelas, mas onde cada um procura transmitir uma imagem bela e boa. Por esse motivo, abandonei o Facebook. Para não ser tragada pela vaidade, para me sentir mais perto de Deus e mais produtiva no dia a dia. É estranho que eu tenha demorado a perceber que a ideologia da rede social Facebook é uma teia de valores truncados e aliados a corpolatria, egocentrismo e consumo absurdo de seu precioso tempo.  Fato é que alcancei um perfil lotado e divulgar o blog através  do Face, me rendia aumento diário no número de visitas. Mas auge e tragédia se unem nas grandes proporções numéricas quando o assunto é: Facebook ou qualquer outra rede social. Amigos não são amigos e muita audiência pode significar que você está na direção errada. Você pode até está publicando um conteúdo que agrade,  cristão e coerente, mas se o faz  com  objetivo de “ter muitas curtidas” já está pecando. A vaidade já tomou conta do  coração. A ilusão se legitimou porque “o engano se fez passar por uma percepção autêntica”, de evangelismo, bondade ou outros sentimentos “bons e perfeitos” como todos que passeiam nas linhas do tempo do: Facebook. 


O Evangelho não tem pretensão de alcançar popularidade, mas vidas: famintas por justiça, consolo, por outras vidas despedaçadas, ávidas por serem restauradas. A internet é mesmo uma benção como meio de evangelizar, mas acredito que muitas vidas estão se perdendo pelo excesso, pelo vício.  E ainda que essa mensagem encontre opositores, defensores de uma conexão virtual em tempo integral, estou convicta de que ter sucesso nas redes sóciais  pode representar um abismo. Primeiramente porque para manter o status de popularidade a pessoa terá que investir boa ou grande parte do seu tempo atualizando informações. Se você não é popstar com assessoria de comunicação, então, terá que bancar todo o trabalho e isso consumirá não apenas tempo, mas desgaste físico, mental e espiritual.  È o meu caso, pois não sou pop, nem star, e bancar sozinha a manutenção de páginas no Facebook, estava me  consumindo. Parei e pensei: Para onde estou indo? Quero de volta meu tempo em estudo da Palavra, em oração, em passear de mãos dadas com meu esposo à tardinha em caminhada pelos parques da cidade, conversar demoradamente, tomar sorvete de abacaxi com limão saboreando-o lentamente,  com pausas para risos e planos para o futuro... quero viver, de coisas simples e belas e não de Facebook que exibe uma “beleza plastificada” que esconde a essência da alma.  Escolho a modéstia das horas em anonimato com Deus, com a família, com meus alunos que por sinal, veneram o Facebook. E vejo quanto  mal isso faz para eles que desperdiçam aulas e horas entrando e saindo da sala para acessarem: o Facebook. 




Ao criticar certa vez o Facebook , me replicaram: “Não demonize o Facebook, não são os objetos que corrompem as pessoas, as pessoas que se deixam corromper pelos objetos”. Beleza de argumento. O problema é que certos objetos foram feitos para corromper e ao entrarem em contato com as pessoas elas são corrompidas, pela escolha do objeto. Facebook virou sinônimo de droga que vicia e quem é capaz de consumir alguma droga e não ser afetado pelos efeitos que ela produz? O objeto droga é uma droga. Para não exagerar ou generalizar, reconheço que algumas pessoas usam as redes sociais de forma moderada e que elas são eficazes na divulgação de conteúdo como: evangelização, campanhas sociais, protestos e etc.  Algumas drogas são usadas como medicamentos e salvam vidas, na dose certa. Assim, digo que existe o lado bom e o lado mau das redes sociais como: o Facebook. Não quero transformar meu desabafo em regra, em teoria.  Penso, porém, que hipocrisia e vaidade são rotina no ambiente virtual do Facebook. A fotografia de uma garota seminua ou fazendo “caras e bocas” pode alcançar a incrível marca de 300 curtidas em questão de segundos , o mesmo não acontece com um artigo sobre “namoro consagrado ao Senhor”, é... o mundo virtual tal qual o real. Navegar meia hora pelo Facebook estava me fazendo tremendo mau,  meu espírito entristecia e por tudo que via e pensava me sentia distante de Deus.  Não tenho vocação para me exibir em poses e mais poses, não pretendo tornar minha vida pessoal pública, gosto de privacidade. Gosto de escrever e publicar sob a direção do Espírito Santo e não para  “ser curtida”. Enfim, escolho investir tempo e esforço naquilo que agrade a Deus e me proporcione crescimento e felicidade. 


Agradeço aos muitos leitores que me adicionaram via Facebook, acompanharam e comentaram as publicações na página Tenda na Rocha. Também aos que lotaram meu perfil com solicitações de amizade. Mas precisei mudar de direção e repensar a vida. Porque se agente não parar para viver, qualquer hora a vida irá nos parar por sofrer. Quero que Deus mantenha acessa em mim, a chama do Espírito Santo, I Tessalonisenses 5:19-23 diz: “ Não extingais o Espírito. Não desprezeis as profecias. Examinai tudo. Retende o bem. Abstende-vos de toda a aparência do mal. E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.” Essa é minha oração. Sou falha e frágil, imperfeita e sujeita a erros, mas preciso lutar contra a natureza pecaminosa e tudo que me afaste de Deus. O Senhor é a força dos fracos é aqui que me acho, dependente de um amor que me atrai em gratidão e constrangimento de receber a graça e os mistérios escondidos em Cristo Jesus para viver de forma que agrade a Esse que me salvou.


Facebook é porta larga. Em suas recâmeras secretas habita o mal: prostituição, traição, idolatria, luxúria, vaidade, mentiras, anonimatos perniciosos, popularidades, sensualidade e etc. O mundo tridimensional também tem tudo isso, mas não se acessa apenas com um click no mouse, ou um toque no teclado e  com as nuances de mil máscaras ocultadas pela distância. Sim, é preciso que algum bem paire nesse ambiente, o evangelismo é necessário no Facebook, mas vejo que muitos estão se contaminando sem perceberem, sob o pretexto de uma boa causa. Escolho a porta estreita, o manter distância: "Porfiai por entrar pela porta estreita; porque eu vos digo que muitos procurarão entrar, e não poderão." Lucas 13:24. Porque o caminho para a porta do céu, se inicia bem aqui nessa terra.

A composição elementar da vida - Fé e ciência

Eis que vim de Deus, como tu; do barro também fui formado. Jó 33:6


A Bíblia não é uma fábula. Ela é o livro mais fantástico de todo o universo! É simplesmente maravilhoso saber que Deus providenciou Esse tesouro que contêm os segredos da vida e da eternidade, a criação do homem, sua queda e redenção, através do sacrifício de Jesus cristo, revelados a nós, a todos nós. Aqueles que compreendem e recebem a mensagem de Deus no coração, tornam-se novos em espírito, nascidos de novo para uma nova e viva esperança presente na pessoa de Jesus. E essa mensagem que muitos definem como loucura ou fanatismo, é  o desvelar do sentido da vida. Feliz os que crêm. E somente se pode renascer pela dom da fé . 

"Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo;Ao qual, não o havendo visto, amais; no qual, não o vendo agora, mas crendo, vos alegrais com gozo inefável e glorioso; Alcançando o fim da vossa fé, a salvação das vossas almas." I Pedro 1:7-9

E só para ilustrar um pouco a perfeita harmonia existente na Palavra de Deus é que aqui descrevo uma descoberta cientifica sobre a formação do homem. Não que a fé exija provas, mas para que possamos contemplar por novos ângulos a perfeição do Criador e das obras criadas.

E eis que Deus criou o homem...




Homem = Adam (Strong 0120) . Adamah significa solo ou chão


O cientista Emergi Slosson ficou fascinado ao constatar a precisão química existente na Bíblia sagrada: "O homem foi feito do solo e os mesmos 14 elementos químicos existentes no solo estão presentes no corpo humano, isso é fantástico!". Slosson fez essa afirmação em 1931, destacando que havia ainda outros elementos a serem descobertos e que apesar de seus esforços, ainda não havia conseguido identifica -los. 

Anos mais tarde o bioquímico Kevin Griffithita, em um de seus artigos científicos chamado "A composição elementar da vida", classificou 23 elementos químicos do solo e também constatou que todos eles estão presentes (em quantidade variável) na composição do homem. Kevin tomou como referência uma pessoa de 70 quilos.






  • E formou o Senhor Deus, o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente. Gn 2:7
  • Eis que vim de Deus, como tu; do barro também fui formado. Jó 33:6
  • -E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu. Ec 12:7

Louvado seja Deus. Somos corpo e espírito, vasos de barro dependentes do Oleiro. Através da fé no Filho, temos a Redenção, a vida eterna, recebendo a filiação pelo sangue da nova aliança (João 1: 12,13). Assim, o Oleiro molda o barro transformando-o em precioso vaso, para glória do Seu Nome.

Não posso deixar de dizer sobre a importância de não menosprezarmos a ciência. Se ela é razão, devemos utilizá-la para compreendermos a vida. Tiremos a razão, quanto ciência de nosso cotidiano, e ficaremos desnorteados, porque Deus fez o mundo com uma ordem tal que tudo funciona perfeitamente. Ele criou a ciência como lógica sustentável. O cientista Albert Einstein, fascinado com as descobertas do universo, declarou: "Deus não joga dados com o mundo", ou seja: A criação não é aleatória, nem fruto do acaso. Somos assombrosamente bem planejados. Quem, a não ser Deus poderia criar um ser tão fabuloso partindo do barro? Em assuntos de fé não cabe dúvidas, mas se não fosse as dúvidas movendo a ciência jamais seríamos brindados com descobertas como esta.

Um abraço constrangedor - II Cor 5:14



Pelos vales e copas das amoreiras, Israel venceu a guerra com uma estratégia liderada por Rei Davi sob orientação de Deus. Cercados por todos os lados os filisteus foram constrangidos a se entregarem. Essa batalha está descrita no livro de I Crônicas 14: 14-17. Um exército de homens constrangidos, sem qualquer saída. É com esse sentido que apóstolo Paulo escreve a carta de amor e fé aos irmãos de Coríntios: “ Pois o amor de Cristo nos constrange, porque estamos convencidos de que um morreu por todos; logo, todos morreram.” II Cor 5:14

Constrange: Do idioma grego sunecho (Strong 4912) de sun “junto, seguro, firme, sem saída”

O amor de Cristo nos cerca,  segura firme,  completa de tal forma que não deixa espaço para amor maior ou mesmo igual ao Dele. É um abraço, e o mais seguro e firme  que existe. Paulo foi alguém abraçado por Cristo e constrangido a servi-Lo, porque Nele se completou.

No constrangedor verso de Paulo, encontramos um outro cerco: o da morte. É estranho pensar em um chamado à morte, essa é uma verdade que tem sido evitada quando se fala em Salvação. Porque vivemos um tempo em que Evangelho se tornou sinônimo de  prosperidade, riquezas e nada de sofrimento. Mas o abraço de Deus para nós, é banhado de sangue, a custo de cravos, espinhos e espancamento. De um amor tão indecifrável que a morte não pôde matar, antes foi vencida!

Esse constranger, é o mesmo que fez Pedro se perguntar: “Senhor, para onde iremos nós, se somente Tú tens as Palavras de vida eterna?” João 6: 68. Não há outra saída,  modo, abraço melhor que o Teu! É o mesmo que disse ao profeta Jeremias: “ Desce a casa do oleiro e lá falarei contigo” Jeremias 18:2. Suporta as aflições Jeremias, Eu Sou o que te moldo através delas, na tua humilhação ouvirás minha voz, estarei sempre contigo, oh glória!



Esse constrangedor abraço de Deus me faz pensar em nossa pequenez de homens e nos esforços empreendidos para superarmos a corrupção presente no mundo que de forma direta ou indireta nos abala. Morremos a cada dia  enquanto se vive. E quando se vive com Cristo, se morre para viver eternamente. É por isso que ser cristão constrange, a graça não é nossa, nem o mérito, nem qualquer bondade, mas sim Daquele que morreu em nosso lugar para nos salvar.

Esse amor nos consola e iremos sentir o calor desse abraço, mesmo nos dias mais frios, especialmente neles. Olharemos para os montes, os lugares além da terra e saberemos que se hoje contemplamos em espírito a glória reservada aos santos, amanhã viveremos em verdade o que nem olhos viram, nem ouvidos ouvidos e nem todas as Palavras conseguiram falar da herança reservada nos céus. Cristo nos constrange, nos segura firme em um cerco que que nos arrodeia de cuidados.

Cristo ao redor e o diabo ao derredor I Pedro 5:8. Quando o mar se agita, as ondas batem primeiramente Nele, quando o frio chega, o vento forte, o fogo, Ele continua abraçando firme:

"Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti. Porque eu sou o SENHOR teu Deus, o Santo de Israel, o teu Salvador; dei o Egito por teu resgate, a Etiópia e a Seba em teu lugar.Visto que foste precioso aos meus olhos, também foste honrado, e eu te amei, assim dei os homens por ti, e os povos pela tua vida. Não temas, pois, porque estou contigo. "Isaías 43:2-5

Certa vez ouvi de um ministro do Evangelho  a história de uma prostituta que havia entregado a vida a Cristo. Ela era viciada em drogas e o processo de desintoxicação estava lhe causando calafrios, dores e angústia, contudo ela se recusava a provar a droga mais uma vez e quando a levavam para o hospital, no percurso, encolhida no carro, ela dizia: " Eu sei que Tú me amas Jesus, sim Tú me amas, Tú me amas e isso é tudo". Abraçada por Deus e constrangida pelo amor de Cristo, ela venceu a si mesma e ao mundo.

Esse abraço é de uma ternura sem par e também me abraçou. Nunca mais fui a mesma. E por isso sei que devo estender e emprestar os braços para aqueles que ainda não conhecem o constrangimento de viver por Cristo. Ainda que eu falhe, Ele permanece fiel porque não pode negar a si mesmo e sua essência é puro amor. Por mais que façamos, somos insuficientes e miseráveis, trapos de justiça. Mas na cruz, somente nela, está o mais perfeito e consolável abraço de um Cristo que se entregou para que conhecêssemos o que é amor.

Deus o abençoe.

terça-feira, 30 de julho de 2013

Com amor e gentileza




E se amardes aos que vos amam, que recompensa tereis? Também os pecadores amam aos que os amam. Lucas 6:32


Pensei em escrever hoje  algo breve sobre o poder do amor e da gentileza.  A vida nos cobra pontualidade, agilidade, trabalho, e nesse ritmo acelerado, caminham muitos de nós, sem perceber quem cruza nosso caminho, quem precisa de um sorriso, uma palavra. Vivemos nos desculpando “não tenho tempo” e o tempo, parece ser só para nosso favor. Observemos essa parábola chamada “ O sol e o Vento”:

O Sol e o Vento discutiam sobre qual dos dois era mais forte. O Vento disse:
 – Provarei que sou o mais forte. Vê aquele velho que vem lá em baixo com um capote? Aposto como posso fazer com que ele tire o capote mais depressa do que você.

O Sol, então, recolheu-se atrás de uma nuvem e o Vento soprou até quase se tornar um furacão, mas, quanto mais ele soprava, mais o velho segurava o capote junto a si. Finalmente o Vento acalmou-se e desistiu de soprar. O Sol saiu de trás da nuvem e sorriu bondosamente para o velho. Imediatamente ele esfregou o rosto e tirou o capote. O Sol disse, então, ao vento:


 – A gentileza e a amizade são sempre mais fortes que a fúria e a força

Mais forte  é quem ama mais, quem cuida do outro, como na parábola do bom samaritano (Lucas 10:30-37). Que hoje possamos sorrir mais, conversar, agradecer por “pequenos” gestos, dizer “eu te amo” para quem está ao nosso lado, orarmos pelos inimigos, que possamos ser esse sol da parábola a acalmar corações aflitos e fazer sorrir os lábios mais cerrados. 

[Vídeo] Gentileza gera Gentileza- Passe Essa Idéia

 – A gentileza e a amizade são sempre mais fortes que a fúria e a força

Mais forte  é quem ama mais, quem cuida do outro, como na parábola do bom samaritano (Lucas 10:30-37). Que hoje possamos sorrir mais, conversar, agradecer por “pequenos” gestos, dizer “eu te amo” para quem está ao nosso lado, orarmos pelos inimigos, que possamos ser esse sol da parábola a acalmar corações aflitos e fazer sorrir os lábios mais cerrados. 

A casa do outro lado da rua - É sobre cobiça

Êxodo 20:17 "Não cobice nada do seu próximo"




Certa vez, Abraão teve um encontro com o  Rei de Salém,  este lhe ofereceu fazendas em troca de servos,   e ouviu como resposta: “Não tomarei coisa alguma do que é teu, para que não digas: Eu enriqueci a Abraão” Gn 14:23. Abraão era satisfeito com o que tinha, e sabia que poderia ser próspero e feliz colocando tudo sob os cuidados de Deus. Parte da infelicidade humana, tem origem na insatisfação entre ser e possuir. Um breve olhar ao nosso redor nos dirá o quanto de capital e consumo se exige dos homens, revestidos de pretexto de felicidade. E apesar da evolução comercial e tecnológica, novas e espantosas descobertas são realizadas no sentido de curar ou evitar o avanço das doenças consideradas comuns nessa era: bipolaridade, depressão, ansiedade, solidão, síndromes e síndromes. Mãos cheias e corações vazios. E esse  não é um dilema apenas dos “ricos”; quem possui sempre quer mais e quem não possui também. O problema aqui não é entre ricos e pobres, mas sobre cobiça.

Hebreus 13:5- "Seja a vossa vida sem avareza. Contentai-vos com as coisas que tendes; porque Ele tem dito: De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei”



A casa e o jardim do outro lado da rua, não são mais belos. Aquilo que amamos e cultivamos com a benção de Deus é o que nos traz felicidade e se a felicidade reside em nós, para que cobiça? Uma perfeita ilustração sobre o tema é a história do encontro de Jesus com o jovem rico em Mateus 19:16-30. O jovem queria saber o caminho da vida eterna, Jesus se apresenta como Tal e lhe faz o maior e mais importante convite que alguém pode receber em vida: “Vai, vende tudo o que tens e terás um tesouro no céu, vem e segue-me”. O jovem pesou na balança e considerou que suas conquistas materiais eram bem mais importantes que O Reino dos céus, a presença constante de Jesus em sua vida. E o texto termina dizendo que “o jovem partiu triste porque possuía muitas propriedades” Mt 19:22.  Mãos cheias e coração vazio. O problema do jovem era cobiça, avareza. E por essa causa, sua vida (inconsistente) consistia em possuir bens e ser possuído por eles. Felicidade e vida eterna não são questões de status social, Deus não faz acepção de pessoas, mas assim como o “jovem rico”, muitos podem se perder por depositar a vida nos bens terrenos.




Lucas 17:20-21"O reino de Deus não vem com aparência exterior.Nem dirão: Ei-lo aqui, ou: Ei-lo ali; porque eis que o reino de Deus está entre vós." 


Uma pesquisa feita no Brasil com executivos, constatou que 84% deles se declararam infelizes: “Muitos sofrem e se questionam sobre essa situação, e a maioria sente-se impotente diante dela. A infelicidade gerada pela escassez de tempo muitas vezes só é percebida com maior clareza quando um executivo passa por uma grande crise, por dificuldades mais sérias: Somente depois de um infarto é que concluí que estava poderoso, rico e sem vida. O drama não é só o tempo real gasto no trabalho, mas também a energia: o que adianta chegar em casa e a alma ter ficado na empresa, o corpo estar esgotado?”. Nossa alma pode está em diferentes lugares: no trabalho, na religião, no time de futebol, na fama,  no outro, mas se não estiver em Cristo Jesus, de nada adiantará. É necessário que saibamos ter paixão pela vida terrena e sermos sim bem sucedidos em tudo, empreendendo esforço e trabalho, porém com a alma guardada em Jesus que nos alertou: “Onde estiver o seu tesouro, aí estará também o seu coração” (Mateus 6:21). Há um lugar de repouso que consola a alma humana das inquietações, que conduz o espírito em paz, mesmo em um mundo conturbado como esse. Quem busca esse lugar, chamado Reino de Deus, revelado na pessoa de Jesus, pode ser próspero e feliz. Sim pode ser que tenha bens, mas também pode ser que não os tenha em abundância. Porém, em todos os casos, não será vencido pela cobiça, pela ansiedade de ser e ter, simplesmente por Tê-lo encontrado.


“Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Basta a cada dia o seu próprio mal". Mateus 6:33-34 


Existe uma (ou muitas) ideologias contrárias ao cristianismo, que dizem que o homem não precisa de Jesus Cristo para alcançar sucesso e paz nessa vida, tudo que é necessário é a força humana do trabalho. Nietzsche e Karl Marx são pensadores que até hoje influenciam gerações com esse pensamento, mas ao negar o revestimento cristão para vencer na vida, eles acabam por confirmar a necessidade Dele:“Portanto da união com Cristo dá exaltação interior, consolo no sofrimento, a garantia de calma, e um coração que está aberto para o amor da humanidade, tudo o que é nobre, tudo o que é grande, não por ambição, não por um desejo de fama, mas só por causa de Cristo. Portanto a união com Cristo dá uma alegria que o epicurista se esforça em vão para derivar de sua filosofia frívola ou o mais profundo pensador das profundezas mais recônditas do conhecimento, uma alegria que só pela mente, ingênua criança que está ligado com Cristo e por meio dele com Deus, uma alegria que faz a vida mais elevada e mais bela. (João 15: 11)." Karl Marx, Agosto de 1835. Essas são palavras de um Marxque ainda não se declarava ateu. O que aconteceu a esse homem para atacar aquilo que uma vez defenderá? Mãos cheias e coração vazio. O mundo corrompe, ilude e por não se ter um encontro real e de entrega com Jesus, prossegue-se triste e vazio na vida. Vejam, o jovem rico encontrou Jesus, mas O rejeitou. Jesus quer ser Senhor de nossas vidas, por completo, quando isso acontece a fé, esperança e amor fazem morada definitiva nos corações.


Que a nossa casa seja essa casa de oração, morada do Espírito Santo de Deus, que não cobiça o que é do outro, nem se ilude com o que está diante dos olhos. Que nossos corações estejam repletos de paz e felicidade, ainda que as mãos estejam vazias. Porque Jesus há de ser nosso maior bem. Não quero dizer que alcancei perfeição e descobri todos os mistérios do bem viver, mas prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação em Deus que é Cristo Jesus (Filipenses 3:14) e aqui reside todo o sentido da vida porque quando a casa terrestre se desfizer, uma outra eterna abrirá as portas para nos receber. Por isso o melhor da vida, é viver com Cristo Jesus, Redenção dos salvos!


Amém.

As pedras do último inverno



E em Jerusalém, havia a festa da Dedicação do templo, e era inverno. João 10:22

Era inverno e Jesus caminhou alguns minutos em direção ao templo de Jerusalém para participar da Festa da Dedicação. Aquele era um dia especial para a nação que por oito dias seguidos celebraria a dedicação de um importante templo. As paredes, externas, internas, toda a estrutura havia sido restaurada no período de Zorobabel. A festa  era tradição desde 163 a.C. Um rei pagão sírio, chamado Antíoco Epífanes, havia profanado o lugar, causando grande revolta e tristeza aos judeus. E naquele inverno, havia júbilo no ambiente e na nação que solidária, se unia celebrando a restauração não apenas de um lugar, mas de uma cultura e de um povo. Jesus estava lá, passeando nos cômodos, observando os detalhes e as pessoas. Era seu último inverno, depois viria a Páscoa e primavera e sua crucificação. E tal qual a restauração do templo, Jesus também não ficaria na sepultura, mas reviveria. Sua ressurreição, era o inicio de um Templo Vivo, mais espetacular do que aquele festejado no dia de inverno.

"Jesus passeava no templo, no pórtico de Salomão João 10:23

E quando perceberam a presença de Jesus, se aproximaram dele de uma forma hostil, interrogando-o sobre Sua identidade como não crendo que Ele era de fato o Messias. Meditei sobre essa passagem e relacionei-a ao comportamento de muitos homens, não descartando a possibilidade de me incluir no exemplo. Jesus era maior que aquele templo de pedras, tão festejado. Contudo, os presentes  O ignoravam e menosprezavam. Viravam as costas para Jesus e voltavam o olhar e a atenção para o monumento. Isso parece tão vazio e sem sentido, quanto invernos sem chuvas ou ventos. Tão terrível, quanto frio sem cobertor e sem teto. Jesus caminhou no inverno, para aquecer os corações gélidos e cansados, mas esses corações não o quiseram, preferiram o acolhimento das pedras que ora despedaçam e são tão incertas quanto o estado do céu na variação das estações. 

Será que não estamos fazendo das pedras deuses e desprezando o Deus que carrega nossas pedras? Estamos confiando que a cada inverno Jesus virá em nosso socorro porque Ele mesmo disse que em todo e qualquer dia, quer seja de sol, chuva, tempestade ou brisa Ele não nos abandonaria? "De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te desampararei.” Hebreus 13:5. Confiar ou murmurar. Os fariseus que interrogavam Jesus, só murmuravam. Não souberam aproveitar o valor do momento.  Há uma palavra grega, que traduz muito bem e confortadamente o significado de confiar: “Confia ao Senhor as tuas obras e teus pensamentos serão estabelecidos” Pv 16:3. Confiar aqui é o mesmo que “galal” (Strong 01556) com o sentido de rolar, entregar, afastar, remover. A imagem é a de um camelo sobrecarregado.  Quando a carga está para ser removida, o camelo ajoelha-se, inclina-se para o lado e a carga desliza. Maravilhoso e não o seria se não fosse o dom amoroso de Jesus.

Podemos nos ajoelhar em oração e fazer a carga deslizar em direção a Ele. Essa ação estabelecerá nossos pensamentos, modificará as ações, nos fará desviar o olhar das muitas pedras: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei". Mateus 11:28. Tantas vezes, amontoamos pedras (problemas) e construímos templos e depois os tratamos como deuses. Olhamos para as pedras e esquecemos que Deus é muito maior que elas. Perguntamos os porquês e ignoramos Jesus que está tão perto, tão receptivo a nossa fé. Mas a fé morre, sufocada pelas pedras que não produzem frutos, tal qual a parábola do semeador: " A semente caiu no pedregal e veio o sol e a secou, porque não tinha raiz" Mt 13:6. Semente profunda é aquela que confiamos a Deus, depois de o haver confiado as pedras. E o solo se torna tão bom e fértil que a cada inverno poderemos nos aproximar de Jesus e adorá-lo com intensidade, tão apenas pela fé.

Que assim seja conosco.

Paz para você, em Cristo.

Quando Ruge a Tempestade



"E desceu a chuva, e correram rios, e sopraram os ventos e deram contra aquela casa." Mt 7: 25.



Há momentos em nossas vidas, que as circunstâncias se assemelham a um céu nublado e cinza a esconder o olhar de Deus sobre nós. Pensamos que Ele não nos vê, que uma tempestade se forma sem previsão para o aparecimento do sol e da terra enxuta. Encharcar os sapatos de lama, não é nada agradável para quem sonha em ir longe e firme na caminhada.

Jesus ensinou para seus discipulos uma parábola sobre tempestades. Ele nunca disse que elas não viriam. O segredo para enfrentá-las? Estava no fundamento, no alicerce. Nesse que se vê açoitado e ameaçado pelas correntes de águas, ventos e todo tipo de lixo trazido de perto e de longe gerando caos as tubulações. Então você se pergunta: por que isso está acontecendo comigo? Será que Deus não me ama?


"Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática é como um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha. E desceu a chuva, e correram rios, e sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha. Mas quem ouve estas minhas palavras e não colocá-los em prática é como o homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia. E desceu a chuva, e correram rios, e sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela caiu com um grande estrondo." - Mateus 7:24-27



A Rocha sobre a qual o homem sábio construiu foi o Senhor Jesus Cristo. Para construir sobre essa fundação implica:

  • Um conhecimento do caráter de Cristo.
  • A rejeição de todas as outras coisas, como base para a esperança.
  • A dependência em Cristo para o perdão, a aceitação, e a vida eterna.
  • Conformidade crença, e, em obediência à autoridade de Cristo, não só ouvir, mas fazendo as coisas que Ele ensina.

Sobre o homem insensato, podemos dizer que:

  • Ele não planejou para o futuro, foi imediatista
  • Foi oprimido por algo que não estava preparado para enfrentar
  • Ele morreu quando a casa desabou
  • O fundamento de sua vida não era Jesus
  • Não tinha estrutura espiritual para lidar com adversidades


O que devemos lembrar em tempos de tempestade é que Deus é fiel. Sua Palavra é verdadeira. Em cada relacionamento com seus filhos, Deus tem sido um Pai amoroso. A fé Nele nunca é vã. Nós precisamos dessa lembrança, é importante guardarmos no coração as revelações contidas nas Escrituras. Sua fidelidade é parte de Seu caráter. Podemos ter confiança Nele, se entendemos a nossa situação atual ou não. Se a tempestade se prolonga ou cessa rápido.

"Você não percebe agora o que estou fazendo, mas mais tarde você vai entender." João 13:7


Há um hino do cantor Cristão que se chama "Deus me esconde". É incrível saber que por meio da fé em Jesus temos um Refúgio seguro em meio a tristeza, dor e tudo o mais que possa nos afligir! Ele é a Rocha, onde firmamos nossa casa, vida e toda esperança!


Deus Me Esconde 

Quando a tempestade ruge,
Quando vem o furacão,
Em Jesus abrigo tenho
Sob a sua proteção.

Mesmo que sofrer eu venha,
Deus o permite para o bem.
Em amor e não em ira,
O castigo seu nos vem.

Inimigos me perseguem,
Satanás me quer vencer,
Mas Jesus é poderoso
Para bem me defender.

Minha cruz vou carregando
Nesta peregrinação;
Nas maiores tempestades
Cristo dá-me proteção.

Jesus Cristo me resguarda
Onde o mal jamais me atinge;
Jesus Cristo me conserva
Sob sua proteção


Amém.